Paralisação na Bosch, em Campinas, tem adesão de 6,2 mil, diz sindicato
19/09/2012 17h57 – Atualizado em 19/09/2012 18h01
Paralisação na Bosch, em Campinas, tem adesão de 6,2 mil, diz sindicato
Manifestação começou 5h30 e categoria quer 12,86% de reajuste salarial.
Empresa diz que atitude é incoerente com o cenário da indústria no país.
Do G1 Campinas e Região
A paralisação dos funcionários na fábrica da Bosch, em Campinas (SP), tem adesão de 6,2 mil funcionários, segundo balanço divulgado na tarde desta quarta-feira (19) pelo Sindicato dos Metalúrgicos. O presidente da associação, Jair dos Santos, afirma que o número corresponde a 100% dos trabalhadores nos turnos da manhã e vespertino. Eles reivindicam um reajuste salarial.
Em nota, a multinacional questiona o número, e diz que a paralisação tem a participação de 3,5 mil trabalhadores. Entre eles estão funcionários dos dois primeiros turnos, além de mensalistas.
Reajuste
Os funcionários reivindicam reajuste salarial de 12,86%. O diretor do sindicato, Eliezer Mariano da Cunha, afirma que a proposta da multinacional alemã foi de 5,39%, número referente a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
“Uma reunião será realizada às 22h30 com os 800 funcionários do último período. Está tudo parado”, diz o presidente do sindicato. A manifestação teve início às 5h30 e deve ser encerrada no mesmo horário desta quinta-feira.
Outro lado
A Bosch informou que considera a paralisação incoerente com o cenário “de falta de competitividade da indústria de autopeças no Brasil”. Além disso, diz que aguarda o resultado das negociações entre os sindicatos Patronal (Sindipeças) e dos funcionários.
FONTE EPTV-G1 CAMPINAS E REGIÃO