Notícias

Política de igualdade de gênero pode reduzir a pobreza

A igualdade de gênero, ou seja, a garantia de direitos iguais para homens e mulheres, é pré-requisito para se diminuir a pobreza e acelerar o desenvolvimento, afirma relatório da ONU.


Segundo relatório das Nações Unidas, a discriminação contra mulheres e meninas reduz a produtividade de quase metade da população mundial. O relatório, apresentado em 12 de outubro deste ano, diz que os 1,7 bilhões de mulheres na faixa dos 15 aos 49 anos em todo o mundo poderiam aproveitar melhor seu potencial se houvesse garantia de acesso universal a educação, serviços de saúde reprodutiva, direitos econômicos e políticos, e o fim da violência contra mulheres.


A pesquisa mostra que nenhum país do mundo conseguiu até hoje eliminar a desigualdade de gênero. As estatísticas mostram um quadro profundamente desfavorável para as mulheres. Em vários países, o estupro não é considerado crime e pode, inclusive, ser utilizado como arma de guerra. A escravidão sexual feminina e a prostituição forçada são bastante comuns, estando na maioria das vezes associadas às mulheres mais jovens e pobres.


Educar meninas, especialmente nos níveis médio e superior, traz dividendos para a sociedade em termos de redução da pobreza, aumento do grau de escolaridade e melhoria da saúde das gerações futuras. Este tipo de investimento também tem impacto na prevenção da AIDS, na promoção da saúde materna e infantil, no aumento das perspectivas de renda e na eliminação de hábitos prejudiciais às mulheres.



 

Jornal da Categoria