Operação Hipócritas: MPF e PF deflagraram segunda fase
Na manhã desta segunda-feira (11), foi deflagrada a segunda etapa da Operação Hipócritas.
Cumprindo mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva expedidos pelas Varas Federais de Campinas, procuradores da República e policiais federais estão trabalhando em ação conjunta nas cidades de Valinhos, Sorocaba, São Caetano do Sul e São Paulo.
Denúncia partiu do nosso Sindicato
A Operação Hipócritas, que trata da cooptação de médicos judicias por médicos do trabalho das empresas que fraudavam laudos médicos beneficiando grandes multinacionais em detrimento da saúde e da vida de vários trabalhadores em Campinas e região, teve origem em um levantamento minucioso iniciado pelos advogados do Sindicato sobre perícias médicas, em 2010.
Ao detectar que a maioria das perícias com resultados negativos aos trabalhadores beneficiava grandes montadoras da região, principalmente de Sumaré, em 2011, o Sindicato encaminhou a denúncia ao Ministério Público Trabalho que, após três anos de análise de cada caso, enviou para investigação do Ministério Público Federal.
A primeira etapa da Operação Hipócritas foi deflagrada em 31 de maio de 2016, com 3 mandados de prisão preventiva, 40 de condução coercitiva, e 52 de busca e apreensão.
Saiba mais: