Movimento 28 de abril – Trabalhadores protestam no INSS
O dia 28 de Abril é o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em todo o mundo, a data relembra o outro lado do trabalho: que acidenta, incapacita e mata.
O Sindicato dos Metalúrgicos, junto com outros sindicatos e associações, estará participando das manifestações pela garantia de direitos e em defesa da saúde e da vida do trabalhador, no dia 28 de abril, às 10h, no Largo do Rosário, em Campinas.
No ano passado, foram mais de 500 mil acidentes de trabalho registrados. Porém, esse número é bem maior já que ele não está considerando os acidentes decorridos do trabalho informal.
As reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo Lula e pelos governos anteriores vêm adotando um conjunto de medidas que reduzem ou eliminam direitos fundamentais conquistados através de muita luta pelos trabalhadores.
Ao invés de um tratamento digno, os trabalhadores incapacitados para o trabalho, que dependem do recebimento de benefício da Previdência para tratamento de saúde, só têm mesmo garantido o descaso e o desrespeito.
A alta programada que o trabalhador recebe quando é afastado por motivo de saúde, o não-estabelecimento de nexo causal, o auxílio doença, que o governo baixou regras diminuindo o valor, são apenas alguns exemplos do que os segurados do INSS têm passado.
Se por um lado existe retirada e flexibilização dos direitos previdenciários, por outro as condições de trabalho e de vida têm piorado a cada dia: o trabalho está mais exaustivo, o ritmo de produção mais elevado, e o aumento das horas extras e da pressão das chefias que vem acabando com a saúde e também matando trabalhadores.
Por isso, venha participar dessa manifestação. Sua presença é muito importante! É fundamental unir as categorias na luta contra essa exploração, que atinge toda a classe trabalhadora.