Honda: após audiência no TRT, primeiro turno aprova retorno ao trabalho
Após uma semana de greve e duas de licença remunerada, os trabalhadores do primeiro turno da Honda, em Sumaré aprovaram o resultado da audiência no TRT e o retorno ao trabalho nesta quarta-feira, dia 8. Às 14 horas haverá assembléia com os trabalhadores do segundo turno.
A audiência entre o Sindicato e a Honda, realizada na tarde de terça-feira, dia 7, no TRT da 15ª Região, em Campinas, foi encerrada com avanço para o conjunto dos trabalhadores:
Os trabalhadores demitidos receberão uma compensação financeira, com pagamento de:
– um salário e meio nominal àqueles com até 2 anos de tempo de serviço;
– três salários nominais àqueles com tempo de serviço entre 2 e 4 anos;
– quatro salários nominais àqueles com tempo de serviço de 4 a 8 anos; e
– àqueles trabalhadores com tempo de serviço superior a 8 anos, cinco salários nominais para todos, respeitado o teto de R$ 9.500.
Aos demitidos será mantido plano de saúde pelo prazo de seis meses e a concessão de cesta básica pelo período de três meses.
A Honda se comprometeu também em contratar, pelo prazo de três meses, empresa especializada em recolocação profissional para os demitidos.
Foi acordado ainda, em relação aos não demitidos, o pagamento dos dias parados e estabilidade provisória de 45 dias, bem como a manutenção do nível de emprego até dezembro de 2011, quando as partes voltarão a se reunir, para avaliar o quadro na empresa para 2012.
A Honda que, para operar com apenas 50% de sua capacidade produtiva, pretendia demitir 1.270 trabalhadores aceitou a proposta do Sindicato e, além de não aplicar o lay-off, ainda se comprometeu a manter os empregos dos trabalhadores ativos, fazendo um rodízio e concedendo licença, em torno de até 800 trabalhadores a cada período, até dezembro de 2011.
A Honda se comprometeu ainda que em caso de recuperação de seu nível de produção, estes trabalhadores poderão retornar ao trabalho a qualquer momento, mediante comunicação prévia por parte da empresa.