Entrega da Convenção Coletiva será a partir da semana que vem
Esta Convenção Coletiva de Trabalho é resultado do esforço, da disposição de metalúrgicos e metalúrgicas ao longo de anos de lutas, greves e mobilizações.
Ela reúne direitos conquistados também com a contribuição de cada companheiro e cada companheira nas assembléias e paralisações de mais esta Campanha Salarial. Foi mais uma luta por melhores condições de vida e de trabalho.
Em 2006, como não poderia ser diferente, aumentaram as investidas contra os nossos direitos. Mas aumentou também a capacidade de luta e resistência dos trabalhadores.
A Campanha Salarial Unificada deste ano reuniu mais de 130 mil metalúrgicos em Campinas, Limeira, Santos e São José dos Campos. Foram três meses de Campanha Salarial. Noventa dias de intensa mobilização e lutas.
Enfrentamos desde a truculência policial nas portas das fábricas até decisões judiciais que afrontam a Constituição, tentando impedir o direito de greve e a liberdade de organização sindical.
Superamos o acordo entreguista e de parceria assinado pela FEM/CUT e pela Força Sindical com os sindicatos patronais. Comprovamos a contradição nos discursos dos patrões. Não foi nada fácil, mas lutamos muito e conquistamos.
Nossa luta exigiu esforço triplicado, além dos ataques patronais para reduzir e retirar direitos conquistados, enfrentamos de longa data as políticas governamentais que, com alteração na legislação também cortam e flexibilizam direitos trabalhistas.
O ataque e precarização das condições de trabalho, o rebaixamento salarial, a redução de direitos e o desemprego constituem realidade que percebemos no dia-a-dia dentro e fora das fábricas.
Felizmente, cresce também a disposição dos trabalhadores de resistir e de lutar contra isso. Essa tem sido a dinâmica de todos os trabalhadores de Campinas, São José dos Campos e Limeira.
Juntos desde 1999, e a partir deste ano, também os trabalhadores de Santos, unificamos a nossa Campanha Salarial, nos fortalecemos e enfrentamos esses ataques. Mostramos que é possível levantar a cabeça e garantir vitórias.