Começa hoje 9º Congresso dos Metalúrgicos
O 9º Congresso dos Metalúrgicos de Campinas e Região começa hoje, às 19h30, na Estância Santa Mônica, em Louveira.
Instância máxima de deliberação da categoria, o Congresso é um dos momentos fundamentais à organização dos trabalhadores metalúrgicos que fazem parte desta importante região metropolitana, que é a RMC.
Objetivo
Como vivemos um momento de intensos ataques aos direitos dos trabalhadores, promovidos pelo governo Lula e pelos patrões, mas também de reorganização da classe trabalhadora, o Congresso vai definir o posicionamento político e os rumos do Sindicato, tanto na luta contra as políticas neoliberais e que visam a retirada de direitos dos trabalhadores, como na organização dos trabalhadores no interior das fábricas.
Temário
Com o fortalecimento da Intersindical como um novo instrumento de luta da classe trabalhadora, a manutenção da filiação à CUT ou o desligamento da Central é um dos temas mais polêmicos do Congresso. Mas o temário, que foi amplamente discutido pelos trabalhadores desde março de 2007, durante os debates preparatórios, engloba as seguintes discussões:
– Conjunturas Nacional e Internacional
– Balanço e Perspectiva
- Organização no local de trabalho
- Política de saúde do Sindicato e a relação com as instituições públicas (PLR, Cipa, terceirização, Grupo de fábrica, delegado sindical, fundo de greve, Pessoas com Necessidades Especiais-PNEs)
- CUT e Organização Sindical
- Concepção e prática sindical
- Relação Partido-Sindicato
- Gênero, Raça e Etnia