Notícias

Bosch: trabalhadores pararam a produção

Em campanha salarial neste mês de setembro, e sem propostas de aumento real nos salários, os 7 mil trabalhadores da Bosch, uma das maiores empresas produtoras de autopeças do país, paralisaram a produção da empresa por 24 horas, nesta quarta-feira (19).

Os trabalhadores reivindicam 12,86% de reajuste salarial, sendo 5,39% de reposição da inflação mais ganho real com a produtividade, mas nas negociações junto ao sindicato patronal a proposta é de repasse apenas da inflação, medida pelo INPC.

Choradeira
Aos trabalhadores, a empresa alega dificuldades financeiras. Porém, foi amplamente divulgado pela imprensa e pela própria empresa em seu jornal que, em 2011, a Bosch teve recorde histórico de faturamento, superando 50 bilhões de euros. Ou seja, foi o maior faturamento da empresa em seus 125 anos de atividades.
O setor automotivo, ao qual a Bosch pertence, também fechou 2011 batendo recordes, com mais de 4 milhões de veículos produzidos.

Sobre a Bosch
O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2011, com cerca de 300 mil trabalhadores, faturou de 51,5 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção.

O Grupo Bosch também tem mais de 350 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países, incluindo os representantes de vendas e serviços, presentes em aproximadamente 150 países. 
Em 2011, a Bosch investiu cerca de 4.2 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, e solicitou registro de cerca de 4.100 patentes em todo o mundo. 

No Brasil, o grupo Bosch está presente desde 1954 e atualmente emprega 11 mil trabalhadores. Em 2011, o grupo registrou no país um faturamento líquido de R$ 4,8 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais. No Brasil desde 1954, o Grupo Bosch registrou em 2010 um faturamento de R$ 4.5 bilhões. Está presente em 10 localidades e emprega cerca de 11.000 trabalhadores.

Jornal da Categoria