Trabalhadores sofrem acidentes na TMD e BF Correntes
TMD de Indaiatuba
O companheiro Jackson Zerbiatti Mazini, 16 anos e aprendiz do SENAI, que trabalha na TMD Friction do Brasil sofreu um acidente no dia 12 de abril.
Ao lubrificar o sistema de tracionamento dos cilindros, que compõe parte da lona do freio de uma máquina, teve sua mão direita aprisionada e esmagada na engrenagem.
Esse procedimento foi feito sem a presença do supervisor técnico, que se ausentou do local.
O trabalhador foi encaminhado ao Hospital Augusto Oli, onde teve os dedos da mão direita amputados, e ainda terá avaliação médica para avaliar a necessidade de outras cirurgias.
Depois do acidente, representantes do sindicato foram impedidos de entrar na fábrica para fazer a perícia do local.
Em protesto, os companheiros pararam a produção por quase 2 horas. A empresa voltou atrás e liberou a entrada do engenheiro do trabalho e dois dirigentes.
O Sindicato já está tomando as providências cabíveis para resolver esse caso, e inicialmente quer a garantia de estabilidade no emprego para o trabalhador.
BF Correntes de Campinas
No dia 14 de abril, quarta-feira, o companheiro Paulo César Salmazo, 41 anos também sofreu amputação dos cinco dedos da mão esquerda enquanto operava uma prensa antiga (1949) de 125 toneladas.
Ao ajustar uma peça na máquina, o trabalhador sofreu o acidente e foi encaminhado ao hospital e submetido à cirurgia.
O engenheiro do trabalho do Sindicato, juntamente com a vigilância sanitária fez as investigações e perícias no local do acidente e interditou o equipamento.
O Sindicato está tomando as providências cabíveis.