Notícias - Destaques

Vitória da greve na Alpha: Trabalhadores conquistam PLR após julgamento no TRT-15

Na quarta-feira (11), ocorreu o julgamento no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, da greve realizada pelos trabalhadores na Alpha/Afs, em Indaiatuba, que reivindicavam Participação de Lucros e Resultados (PLR). O tribunal reconheceu a legalidade da greve.

O julgamento reconheceu a legalidade do movimento grevista e determinou que a empresa pague R$ 500,00 de PLR e o pagamento integral dos dias de paralisação. Além disso, a decisão declarou nulas as demissões de 9 trabalhadores que foram dispensados em decorrência da greve e que deverão ser reintegrados com todos os seus direitos resguardados.

Antes da decisão judicial, a empresa nunca havia oferecido a PLR.

Iniciada a greve em 30 de julho deste ano, os trabalhadores, com maioria da mão de obra feminina, continuaram com a paralisação até que a empresa apresentasse uma proposta de PLR e negociasse com o Sindicato.

No julgamento do TRT-15 foi ressaltado pelos desembargadores a questão de gênero que envolveu o movimento composto por ampla maioria de mulheres trabalhadoras e ressaltou a ilegalidade das práticas consideradas antissindicais cometidas pela Alpha/Afs.

Jornal da Categoria