Notícias - Destaques

Depois da visita à Benteler, magistrados do TRT-15 ouvirão o Sindicato sobre as condições de trabalho na empresa

No dia 30/08 às 14h, a pedido do Sindicato, haverá uma reunião entre a Escola Judicial do TRT-15 e diretores e advogados do Sindicato. O advogado trabalhista e ex-procurador do Ministério Público do Trabalho, Raimundo Simão de Melo também participará.

O Sindicato foi informado de uma visita de um grupo de magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região à fábrica da Benteler, em Campinas.

Os trabalhadores, os mais interessados na visita, infelizmente por serem as maiores vítimas das relações e das condições de trabalho na Benteler, não foram ouvidos pelos magistrados.

Por isso, em audiência com o Presidente do Tribunal, Desembargador Samuel Hugo Lima para obter esclarecimentos sobre a visita da Escola Judicial à empresa surgiu a ideia de uma reunião para que o diretor da Escola Judicial, desembargador Carlos Alberto Bosco e o grupo de magistrados possam ter conhecimento também de que a realidade vista na fábrica é fruto de ação sindical e de luta dos trabalhadores por melhores condições de saúde e segurança no local de trabalho.

Importante registrar que a visita com dia e hora marcados pela direção da fábrica interfere na experiência “in loco”, além de a integralidade da “experiência” ter ficado comprometida ao ter excluído da visita o contato direto com quem diariamente põe de fato a mão na máquina.

Sobre a visita à fábrica

A atividade realizada no dia 02/08 e promovida pela Escola Judicial, foi publicada no site do TRT-15, como “parte da formação continuada dos juízes e magistrados e tem a finalidade de proporcionar aos julgadores uma experiência “in loco” da atividade empresarial e do cotidiano dos trabalhadores”.
A matéria destaca que os magistrados foram recebidos pelo diretor e gerente de RH, diretor da planta, gerente de compliance, gerente jurídico e supervisor de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, que falaram sobre os valores e ideais da empresa, do sistema de trabalho e da política de proteção contra acidentes e assédio. Também conheceram ambulatório, vestiário, refeitório e áreas de descanso.

Jornal da Categoria