Martinrea-Honsel: ação judicial do Sindicato consegue reintegrar trabalhador adoecido
No dia 19, o Sindicato comunicou a Martinrea-Honsel sobre a decisão judicial de retorno ao trabalho de um trabalhador adoecido. A empresa recebeu a liminar e afirmou que vai colocar o trabalhador em função compatível.
O trabalhador ficou afastado pelo INSS no período de maio a agosto e quando teve a alta a empresa afirmou que não tinha função ou posto compatível para ele. Com isso, o médico da empresa fez solicitação de novo afastamento previdenciário.
Antes de entrar com a ação judicial, o Sindicato fez carta comunicando que o trabalhador estava em condições de desenvolver funções compatíveis, pois existem muitos setores na empresa.
A empresa, porém, manteve a posição de não colocar o trabalhador em função compatível.
Como foi demonstrado que o trabalhador estava de alta médica, sem receber salário e com a empresa impedindo seu retorno, ou seja, em uma situação denominada de “limbo jurídico/previdenciário”, pois ele não recebe do INSS e nem da empresa, a Justiça do Trabalho determinou o imediato retorno do trabalhador em função compatível.
Importante registrar que o trabalhador está na empresa desde fevereiro de 2021 e é cipeiro eleito pelos trabalhadores e está no mandato da CIPA.
O Sindicato entrou com processo na Justiça do Trabalho de Capivari.
Firme!