Governo federal retira privatizações de empresas estratégicas
Em abril, o governo federal retirou definitivamente 10 empresas públicas federais dos programas de concessão e privatização. Entre elas os Correios, a EBC, Telebras, Dataprev, PPSA (Administração de Petróleo e Gás Natural).
Em decisão acertada, o governo Lula mantém o patrimônio público e a soberania do Estado em setores estratégicos, barrando a concentração dos lucros em empresas privadas, que enriquecem piorando a qualidade e encarecendo os serviços prestados; além da exploração sobre os trabalhadores com terceirização e empregos não formais, maior precarização do trabalho, e redução dos salários e direitos.
Vamos continuar pressionando o governo para que mais decisões favoráveis aos trabalhadores sejam efetivadas, como a revogação das reformas trabalhista e da Previdência.
Na contramão, em SP, Tarcísio quer privatizar 15 estatais
O governador Tarcísio de Freitas prepara um pacote de concessões e privatizações. Além da Sabesp, metrô, transportes intermunicipais, rodovias, sistema de balsas etc., aumentado os custos desses serviços e corroendo os salários e o poder de compra dos trabalhadores.