Campanha Salarial 2022: Assembleia aprova Comunicado de Greve
Após aprovarem o encerramento das negociações junto aos sindicatos patronais das autopeças (Sindipeças), Cabos e fios (Sindicel) e do Grupo 2 (Máquinas e Eletroeletrônicos), em assembleia realizada no domingo, dia 09/10 na Sede Central, os trabalhadores aprovaram também continuar mobilizados por aumento real e manutenção integral das cláusulas da Convenção por meio de Acordo Coletivo de Trabalho (por empresa).
Por isso, aprovaram o Comunicado de Greve, que será protocolado nesta semana.
É importante lembrar que daqui para frente as negociações serão feitas por fábrica e onde os trabalhadores se mobilizam contra a intransigência do sindicato patronal, frequentemente conseguem propostas e acordos benéficos, superiores às propostas patronais, com ganho real e renovação de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) contendo todas as cláusulas da Convenção.
Confira alguns exemplos:
Cebi: 10% + ACT 12 meses
Kwangjin: 10% + ACT 12 meses
Evoluttion: 11% + ACT por 12 meses
Malcon: 11% + ACT 12 meses
Tecturbo: 12% + ACT 24 meses
Demais grupos
Os sindicatos patronais Sicetel, Semefre, Sinafer e Siamfesp as propostas apresentadas têm reajuste salarial de 9% + renovação da CCT por 12 meses.
Os patronais da Fundição, Sindratar, Siescomet, Sinieem, Sindisider apresentaram proposta de reajuste salarial de 8,83% (INPC) + CCT por 12 meses.
Com estes 9 sindicatos patronais, as negociações continuam até que sejam apresentadas propostas com ganho real superior aos 9% já apresentados.
Até lá, seguiremos em negociação e mobilizados nas fábricas, lembrando que nossa reivindicação é INPC + 4,29% de aumento real + CCT integral.
Firme!