Comemoração dos 40 anos da retomada do Sindicato tem ato político e festa para toda a categoria – Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região
Notícias - Destaques

Comemoração dos 40 anos da retomada do Sindicato tem ato político e festa para toda a categoria

Inesquecível!

É assim que ficará marcado este 31 de agosto de 2024, data em que o nosso Sindicato comemorou os 40 anos da retomada da entidade para as mãos dos trabalhadores.

O salão da Sede Central, em Campinas, ficou lotado de personagens importantes dessa longa trajetória de resistência, lutas e conquistas, desde a formação da Oposição Sindical ainda nos 1970, passando pelas disputas eleitorais contra os pelegos, até a vitória da Chapa 3, em 1984.

O ato teve início com a atual diretoria reafirmando os princípios de um Sindicato organizado pela base, plural e com independência e autonomia na relação com os patrões, centrais sindicais e partidos políticos.

Seguindo o legado da ampliação da organização e formação políticas, do debate junto aos movimentos sociais, e do combate às desigualdades, discriminações e preconceitos; bem como na luta em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito.

Coragem histórica

Referências históricas, Durval de Carvalho (diretor de 1984 a 1990, Gerardo Melo (diretor entre 1984 e 2002) e Amélia Bernardo de Paula (diretora de 1984-1987 e 1990-1993); João Leite (diretor de 1987 a 2008), juntamente com Gilberto Roldão, ex-dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e região e Sebastião Neto, da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, compuseram a mesa principal, coordenada pelos atuais diretores Jair dos Santos e Maria Angélica Rodrigues Leite.

Nas palavras de Jair dos Santos, que revelou ter se inspirado na vitória de 1984 para novamente retomar o Sindicato e reposicioná-lo no caminho da construção de uma relação política e de uma sociedade diferentes das trilhadas no último período:

“Somos gratos aquilo que vocês tiveram a coragem de fazer lá trás. Trazer o Sindicato para a categoria metalúrgica para inaugurar um modelo de sindicalismo plural, classista, internacionalista, solidário e generoso. ”

Lançamentos

A apresentação do vídeodocumentário e a entrega do Especial 40 Anos foram momentos que homenagearam os que lutaram antes e aqueles que já não estão mais entre nós, e emocionaram todos os presentes.

Participaram do ato diversas autoridades políticas, parlamentares, representantes de partidos, entidades e centrais sindicais e dos movimentos sociais e populares.

A noite seguiu numa celebração com boa música, ótimos reencontros e belos momentos que foram registrados em imagens e vídeos, mas que sem dúvida ficarão eternizados na memória de todos e todas que de alguma forma ajudaram a escrever essa história.

A luta continua!

Firme!

Jornal da Categoria