Notícias

Fábricas de Indaiatuba conquistam redução da jornada

Na terça-feira (25), contabilizou cinco fábricas de Indaiatuba (SP), representadas pelo Sindicato, que aprovaram a redução da jornada de trabalho.

Neste ano, o Sindicato está nas portas das fábricas de Campinas e Região para abordar, em assembleias, os benefícios da redução da jornada de trabalho, parte da campanha 40 Anos 40 Horas. Ao contrário do que os patrões alegam, na iniciativa, a diminuição da carga horária não compromete a produtividade nas empresas onde é implementada.

Pelo contrário, promove uma gestão mais eficiente do tempo e de recursos, além de contribuir para a satisfação dos trabalhadores, que aumenta a produtividade.

Veja as fábricas em que a jornada semanal já foi reduzida:

Nuctech – 40 horas

Na manhã de terça-feira (25), os trabalhadores da Nuctech, em Indaiatuba, aprovaram redução da jornada de 42h para 40h semanais. A mudança entrará em vigor a partir de 1º de outubro.

Kion – 43 horas

Na última quarta-feira (19), os trabalhadores do primeiro turno na empresa Kion aprovaram a redução da jornada de 44 para 43 horas. Já é um avanço, mas ainda é necessário lutar pelas 40 horas semanais na fábrica.

JK Funilaria – 40 horas

Em 6 de junho, na JK Funilaria, foi aprovada a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário, além da assinatura da convenção coletiva de trabalho por 2 anos, que a empresa não assinava desde 1998.

Casco – 42 horas

No dia 28 de maio, os trabalhadores na Casco, empresa do grupo de autopeças, votaram em assembleia a redução da jornada de 44 para 42 horas semanais. Apesar de duas horas a menos na jornada semanal, trabalhar 40 horas por semana é mais benéfico para o bem-estar do trabalhador.

Zoomlion – 40 horas

A organização dos trabalhadores na Zoomlion resultou na conquista da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução dos salários. Em assembleia realizada no dia 15 de maio, foi aprovada essa que é a segunda redução de jornada em sete meses. Em outubro, fruto das mobilizações da campanha salarial de 2023, esses trabalhadores já haviam conquistado a redução de 44 horas semanais para 41 horas e 30 minutos.

Junte-se ao Sindicato nesta luta!

Jornal da Categoria