Notícias - Destaques

Atividade de formação: Diretoria do Sindicato visita Memorial da Resistência de São Paulo

No sábado (9), diretores, diretoras e acompanhantes visitaram o Memorial da Resistência de São Paulo, localizado na Estação Pinacoteca. O passeio foi uma atividade de conscientização histórica sobre o período da Ditadura Militar no Brasil, parte do programa de formação para a diretoria. 

Com visita guiada, o destaque da análise do período militar, durante a excursão no Memorial, foi a repressão que os Sindicatos e trabalhadores de movimentos sociais sofreram por se manifestarem e lutarem por condições dignas de trabalho. 

O acervo do museu foi explorado e analisado pela diretoria, com o objetivo de, cada vez mais, lutar pela liberdade e por mais direitos conquistados pela classe trabalhadora. 

Ao final da visitação, os diretores e diretoras presentes se reuniram para uma roda de conversa com Sebastião Neto, coordenador do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas), sobre a importância da atuação dos sindicatos contra as repressões da Ditadura e contra a exploração dos trabalhadores pelas grandes empresas. 

Resistência e história

O Memorial da Resistência de São Paulo é o principal museu histórico voltado à preservação da memória das lutas pela democracia e resistência no Brasil. Entre 1940 e 1983, o edifício, onde hoje é o museu, era o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das políticas mais repressivas do período militar. 

Lembrar é resistir. Portanto, temos que relembrar o que significou o golpe e a violência da Ditadura, que prendeu, torturou e matou tantos companheiros e companheiras trabalhadores. Sempre estaremos firmes na luta!

Confira as fotos da diretoria no memorial: 

 

Jornal da Categoria